-
Muitas pessoas acreditam que pelo número maior de laudos e relatórios, bem como exames, é que terão sucesso na obtenção de benefícios do INSS (auxílio doença ou aposentadoria). Isso definitivamente não é verdade.
Não basta ter uma doença (mesmo que seja câncer) para conseguir o salário mensal assegurado. Os benefícios são concedidos àqueles que apresentam incapacidade pela doença. A palavra chave aqui é INCAPACIDADE. Para isso, o médico perito analisa e examina caso a caso para conceder ou não o benefício.
Duas condições são cruciais para adquirir o benefício: ter contribuído por um período mínimo de acordo com a legislação e apresentar incapacidade para o trabalho.
Seguem algumas dicas para o dia da perícia:
- Compareça com antecedência de pelo menos 30 minutos no dia da perícia.
- Leve um relatório atualizado sobre a doença que está te incapacitando.
- Leve os exames pertinentes relacionados a doença incapacitante.
- Evite queixar-se com o perito sobre coisas que não estão relacionadas à doença que realmente está te incapacitando (lembre-se, não é pelo número de doenças ou sintomas que o perito vai conceder o benefício).
- Não esqueça de levar os documentos que comprovem suas contribuições prévias (recibos, carteira de trabalho, contratos, etc).

Índice
Dr. Eduardo De Oliveira Ayres Pinto
Graduado em medicina pela UFJF em outubro de 2003. Residência médica em Clínica Médica no Hospital Márcio Cunha da Fundação São Francisco Xavier e em Reumatologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Médico preceptor da residência de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e Clínico Geral no Hospital Regional de Barbacena da Rede FHEMIG. Há mais de 20 anos atendendo pacientes com doenças clínicas e reumatológicas com comprometimento e zelo. Agende sua consulta nos telefones: (32) 99923-9265 e (32) 3031-3683 ou direto na agenda online a qualquer hora.