O que é Artrite?
Sabe o que significa o sufixo ITE na nomenclatura médica?
Não?
Então vou te explicar.
Tal sufixo significa INFLAMAÇÃO.
Basta lembrar das palavras bastante conhecidas por todos nós como amigdalite (inflamação das amígdalas); gengivite (inflamação da gengiva); conjuntivite (inflamação das conjuntivas), etc.
Então, basta concluir: Artrite significa…?

Dr. Eduardo Ayres é formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com residência médica em Clínica Médica e Reumatologia.
Médico especialista em tratamento de doenças reumáticas na cidade de Juiz de Fora – MG.
Para tratar dos problemas reumatológicos que te afligem, como artrite por exemplo, agende uma consulta com Dr. Eduardo Ayres.
Isso mesmo, inflamação da articulação (ou junta).
Mas então, por que da confusão que se faz em relação ao termo Artrite?
Faz-se confusão em relação ao termo pelo fato de que a palavra significa inflamação articular, mas também pode compor o nome de algumas doenças cuja manifestação seja a junta inflamada.
Por exemplo: Artrite Idiopática Juvenil – trata-se de uma doença cujo nome leva a palavra artrite, mas que também gera inflamação articular.
Outro exemplo: Artrite Reumatóide – outra doença que leva artrite no nome inflama a junta.

Logo se conclui que Artrite pode ser um termo genérico que refere-se a um processo inflamatório, mas também que pode ser o nome de uma doença específica.
Índice
Quais as causas da artrite?
- Reumáticas
Infecciosas
- Traumáticas
- Neoplásicas
- Metabólicas
- As artrites de origem reumática possuem uma condição auto-imune em sua constituição (https://eduardoayres.com.br/mas-afinal-o-que-e-essa-tal-auto-imunidade/). Nesse caso, o sistema imunológico da pessoa “ataca” seu próprio organismo.
Como exemplo temos:
- Artrite do Lupus: pode ser uma inflamação articular efêmera ou mais duradoura e que não causa destruição da junta, mas que pode levar a uma inflamação também dos tendões e das partes moles adjacentes levando a deformidade de Jaccound.
- Artrite Reumatóide: aqui temos mais frequentemente uma inflamação destrutiva pois causa uma erosão articular. Isso pode levar ao longo do tempo a uma incapacidade definitiva. Geralmente é simétrica e acomete pequenas articulações das mãos e pés.
- Espondilite Anquilosante: essa é uma artrite diferente que acomete a coluna vertebral predominantemente. Gera um endurecimento de toda a coluna deixando a pessoa como se estivesse toda rígida para movimentar o tronco.
- Artrite psoriásica: nesse exemplo a inflamação articular se associa a doença psoríase, uma doença autoimune que leva a lesões de pele avermelhadas e descamativas.
Existem inúmeros outros exemplos de artrite autoimune. Citei apenas alguns mais comuns.
2.Artrites infecciosas:
Nesse caso de inflamação articular é gerada por um vírus, uma bactéria ou um fungo que pode ser encontrado dentro da própria articulação ou não.
- Artrite em que o agente está dentro da articulação: como exemplo temos a artrite séptica, em que uma bactéria infecciona um joelho por exemplo. É grave e pode levar à destruição articular em poucas semanas se não for diagnosticada e tratata.
- Artrite em que o agente não está dentro da articulação: recentemente temos visto um aumento enorme da infecção pelo Chikungunya. Muitos e muitos casos chegam aos consultórios dos reumatologistas com uma artite difusa incapacitante provocada por essa infecção. Trata-se de um exemplo deste tipo.
reumatologia.
3.Artrite traumática:
Às vezes quando temos um trauma local em uma articulação (aquele “carrinho” no futebol por exemplo) pode gerar uma inflamação não só articular mas também peri-articular.
4.Artrite neoplásica:
Aqui, como no caso das artrites infecciosas, a neoplasia (um tumor) pode estar presente dentro da articulação ou fora desta, mesmo à distância, o que chamamos de síndrome paraneoplásica.
5.Artrite metabólica:
Quem nunca ouviu falar da Gota?
Pois então, a gota é uma doença que causa artrite mas que deriva de uma condição relacionada ao metabolismo do ácido úrico. Suas crises podem ser esparsas no início mas ficam mais amiúdes com o tempo, até ficarem permanentemente crônicas.
A dor é incapacitante!
Então você deve estar pensando: nossa, então a inflamação articular é manifestação que pode ocorrer em vários tipos de doença? Sim. Por esse motivo é necessário um reumatologista para diagnosticar a causa.
Na maioria das vezes é difícil mesmo. Sendo a artrite a expressão de muitas doenças, é importante que o médico siga o método clínico para não errar.
Você ´pode estar refletindo: então é simples, é só pedir exames de imagem, como a ressonância magnética e exames de sangue, como os exames laboratoriais, que se chega ao diagnóstico.
Mas não é bem assim, infelizmente.
Muitas pessoas saudáveis tem alterações nos exames sem que isso signifique uma doença qualquer; por outro lado, outros tem doença reumática com os exames normais!

Então, como diagnosticar?
Aí é que está a chave do problema. O reumatologista é o profissional médico mais bem treinado para diagnosticar as causas das artrites e também tratá-las.
Quais as características de uma artrite?
Geralmente a inflamação articular leva a dor na junta inflamada, que piora ao repouso e pode melhorar com a movimentação. Pela manhã é mais intensa e vai melhorando com o passar do dia.
Além disso, pode-se observar inchaço articular, sensação de rigidez desta junta, parece que está travada. Outro sinal importante é vermelhidão sobre as articulações acometidas, mas é um evento mais raro de acontecer.
Toda artrite merece que sua causa seja diagnosticada, uma vez que pode haver destruição articular rapidamente progressiva em alguns casos.
A artrite pode ocorrer em qualquer articulação?
Sim. Algumas doenças dão artrite em apenas algumas articulações, enquanto outras acometem somente outras partes do esqueleto.
Existem alguns padrões que nem sempre ocorrem, mas que auxiliam o reumatologista a fazer o diagnóstico.
Por exemplo: uma inflamação exuberante no “dedão” do pé é típica da gota.
Já a artrite que compromete as pequenas articulações das mãos é típica da artrite reumatoide.
A artrite envolvendo a coluna vertebral é comum nas espondiloartrites como por exemplo a espondilite anquilosante.
E como se trata a artrite?
Certamente o tratamento depende da causa.
No arsenal terapêutico temos várias medicações hoje em dia, dentre elas:
- anti-inflamatórios
- corticóides
- agentes imunobiológicos
- imunossupressores
- moduladores da imunidade
- antibióticos
.
A artrite tem cura?
Algumas causas de artrite são perfeitamente curáveis, outras não, e requerem tratamento continuado.
Artrites infecciosas por exemplo curam com uso de antibióticos.
Artrites autoimunes requerem tratamento contínuo.
Quando devo procurar um reumatologista?
Sempre que tiver um quadro de dor nas juntas, com ou sem as características descritas anteriormente, é melhor ir a um especialista para definição diagnóstica e tratamento.
Quanto mais precoce é a abordagem, melhor.

Fica a dica: lembre-se do reumatologista para te auxiliar em suas dores!!!