A dor nas juntas é o sintoma mais comum de apresentação das doenças reumáticas, porém, vários sinais no corpo ou sintomas devem alertar para a devida consulta com um reumatologista.
Aqui listarei determinadas condições que podem ser preocupantes:
- Dor na(s) junta(s), principalmente se piorar após o repouso.
- Lesões de pele que podem ser: vermelhas, bolhas, feridas abertas na pele, arroxeamento dos dedos no frio, aftas de repetição, queda exagerada de cabelo, manchas vermelhas dolorosas na região da “canela” das pernas associada ou não a dor e inchaço nos tornozelos, nódulos.
- Inchaço inexplicável nas pernas.
- Cansaço intenso, incapacitante.
- Dor na coluna lombar (“dor nas cadeiras”), principalmente aquela que piora a noite e que às vezes nos obriga a sair da cama.
- Feridas dolorosas na boca que demoram a cicatrizar.
- Dor no corpo todo que aparece, desaparece e depois volta.
- Boca seca, olho seco, sensação frequente de “areia” nos olhos, bem como olho vermelho inexplicavelmente, principalmente se for de um só lado.
- Dor incapacitante no “dedão” do pé.
- Barulho na movimentação das juntas como nos joelhos por exemplo.
- Fraqueza nos braços ou pernas (dificuldade de levantar-se, de subir escadas, etc).
- Engasgos frequentes e dificuldade de engolir alimentos sólidos ou líquidos.
- Aquela pessoa idosa que nunca sentiu dor de cabeça e que agora começou a ter dores na cabeça, no couro cabeludo ou dor nas bochechas e língua quando vai mastigar.
- Aquelas mulheres que têm histórico familiar para osteoporose ou que têm um parente de primeiro grau que teve fratura por osteoporose (como as fraturas do Fêmur ou as fraturas das vértebras da coluna).
- Juntas das mãos, dos joelhos e dos pés “engrossando”.
- Portadores de Psoríase, de Doença de Crohn ou de Retocolite Ulcerativa e que apresentam dor nas articulações ou na coluna.
Se você, ou alguém que você conhece, apresenta alguma destas alterações vá ao reumatologista!

Índice
Dr. Eduardo De Oliveira Ayres Pinto
Graduado em medicina pela UFJF em outubro de 2003. Residência médica em Clínica Médica no Hospital Márcio Cunha da Fundação São Francisco Xavier e em Reumatologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Médico preceptor da residência de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e Clínico Geral no Hospital Regional de Barbacena da Rede FHEMIG. Há mais de 20 anos atendendo pacientes com doenças clínicas e reumatológicas com comprometimento e zelo. Agende sua consulta nos telefones: (32) 99923-9265 e (32) 3031-3683 ou direto na agenda online a qualquer hora.