Algumas pessoas sofrem com lesões ulcerosas na mucosa oral de forma recorrente. Tais feridas podem indicar desde uma condição comum e benigna, bem como algumas doenças auto-imunes, dentre as quais podemos citar o Lupus Eritematoso Sistêmico, a Doença de Crohn e a Doença de Behçet. Todas são enfermidades auto-imunes em que o próprio organismo do indivíduo produz anticorpos contra si. Diferente das estomatites comuns, aquelas associadas a doença mais séria tem algumas características específicas. Fique atento a estas:
-A úlcera é extremamente dolorosa e que ocorre mais de 4 ou 5 vezes ao ano.
-Lesões extensas na mucosa.
-Demora muito tempo (mais de 14 dias) para cicatrizar.
-Associam-se a lesões igualmente dolorosas no pênis, escroto ou vulva.
-Associam-se a dor abdominal intensa, diarreias frequentes, muco ou sangue nas fezes.
-Associam-se a lesões de pele (o chamado Eritema Nodoso) com acometimento predominantemente na região da “canela” da perna, ou lesões em região de exposição ao sol como cabeça, região do decote e região dorsal.
-Alguns pacientes podem ter olho vermelho, às vezes unilateral, às vezes em ambos os olhos.
Se você sofre com esse mal e está na hora de procurar o seu reumatologista.

Dr. Eduardo De Oliveira Ayres Pinto
Graduado em medicina pela UFJF em outubro de 2003. Residência médica em Clínica Médica no Hospital Márcio Cunha da Fundação São Francisco Xavier e em Reumatologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Médico preceptor da residência de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e Clínico Geral no Hospital Regional de Barbacena da Rede FHEMIG. Há mais de 20 anos atendendo pacientes com doenças clínicas e reumatológicas com comprometimento e zelo. Agende sua consulta nos telefones: (32) 99923-9265 e (32) 3031-3683 ou direto na agenda online a qualquer hora.